Watchmen - o filme

Watchmen (2009). Dir: Zack Snyder. Com Malin Akerman, Billy Crudup, Jackie Earl Haley, Patrick Wilson. 162min.

Eu cai no sono assistindo a 300 no cinema, e mesmo que estivesse cansado por causa do trabalho, isso não deixa de ser um mau sinal. Toda aquela estilização visual do diretor Zack Snyder é bonita a primeira vista, mas enchia o saco depois e, bem dizer, 300 mal tem um roteiro para sustentar o filme todo.

A parte boa é que Snyder percebeu que Watchmen era uma história muito maior do que ele, então deixou de lado as suas preferências e tratou a obra com a reverência que ela merecia.

Não que eu ache, como a maioria dos leitores, que Watchmen fosse “inadaptável” para o cinema. A prova disso é que Snyder, que não é nenhum gênio, conseguiu montar um filme digno e redondo, que funciona bem como entretenimento. A pluralidade da revista, porém, precisou ser diminuída aqui e ali, não só para não ter que fazer um filme de 8 horas, mas para conseguir um storyline bem amarrado e, oras, que o público médio conseguisse entender.

As liberdades tomadas funcionam, em parte: o novo formato do “plano do bandido” não é mesmo tão legal e assustador como na revista, mas é justificável pelos cortes nas tramas paralelas, e acho mesmo que é melhor o final apresentado no filme do que o final dos quadrinhos sem que a “construção” dele pudesse ser mostrada (o que iria gerar uma cena sem o menor cabimento). Falta, porém, a tensão da guerra fria da revista e, raios, os heróis do filme parecem muito mais com Superman e Batman do que com doidos vestidos com uniformes coloridos, como são apresentados na revista.

Watchmen, o filme, está longe de ser espetacular como o gibi original, não apenas por suas falhas (a atriz que faz a Espectral pode ser linda, mas a atuação é sofrível), mas também porque não podia mesmo ir muito longe. No fim, acho que os leitores de Watchmen ficam satisfeitos com a adaptação; e os espectadores do filme, curiosos com a revista original. E aí todo mundo sai ganhando.



Um comentário:

Mirian disse...

E ae? Não vai atualizar mais???