Quem quer ser um milionário?

Slumdog millionaire (2008). Dir: Danny Boyle. Com Dave Patel, Frida Pinto, Anil Kapoor. 120 min.

Esses dias eu me submeti a assistir alguns segundos de Caminho das Índias e logo estava desejando a morte ao invés daquilo. Os indianos daquela novela estão a cara dos marroquinos daquela outra, e não demora e o Brasil vai ser tomado por lenços indianos, nomes indianos, comidas indianas, músicas indianas e o diabo.

Começo a crítica de Slumdog Millionaire assim porque o filme se passa justamente na Índia – e com vinte segundos já dá para notar o desserviço cultural que a Globo está realizando. Curiosamente, este filme e Cidade de Deus partilham de uma porção de coincidências (para o desespero do diretor Danny Boyle, que nega todas elas).

Semelhanças com Cidade de Deus a parte – só para constar: a montagem recortada de vários momentos diferentes, o acompanhamento da vida dos protagonistas desde criança, a vida na favela – Slumdog é um filme muito bacana sobre os caminhos da sorte, ao contar como um reles ajudante consegue chegar a pergunta máxima da versão indiana do Show do Milhão. O engraçado, porém, é perceber que não há nenhuma mensagem positiva e edificante no fim do filme: é tudo mesmo uma questão de sorte – a pergunta final deixa isso bem claro.

Slumdog na certa deve vencer o Oscar amanhã, mas está longe de ser um filme extraordinário. Quero ver se consigo assistir aos outros indicados, mas acho que vou continuar com minha bandeirinha do Wall-E.



Nenhum comentário: