Tropa de Elite

Tropa de Elite (2007). Dir: José Padilha. Com Wagner "tira essa farda que tu é moleque" Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Fernanda Machado. 115min.

Um fator que me faz pensar se um filme é bom é a vontade que eu tenho de assisti-lo outra vez. Curioso que há uns mínimos casos em que filme bom é aquele que eu não quero ver outra vez. Tropa de Elite é um desses.

O longa que conta sobre a busca do Capitão Nascimento por um substituto a sua altura no BOPE – uma espécie de polícia especial – é de longe um dos retratos mais assustadores e pavorosos que surgiram no ci
nema sobre a criminalidade. Há naturalmente um eco bastante forte de Cidade de Deus neste filme, mas com uma diferença bastante intensa: enquanto a história de Dadinho permitia que o espectador respirasse por alguns instantes para se recuperar das atrocidades, Tropa de Elite não poupa ninguém, e quando se deixa ser mais engraçado consegue arrancar uns risinhos aqui e ali, não pela falta de graça da cena, mas pela tensão permanente em que somos colocados. A estrutura da narrativa, a trilha sonora, a atuação magnífica de todos os atores – com um destaque lógico para a brutalidade de Wagner Moura como Nascimento – são partes deste quadro amedrontador que é Tropa de Elite.

Outro ponto a favor de Tropa é a sua continuidade fora das salas de cinema: o filme coloca todo mundo para pensar sobre os métodos cruéis do BOPE, supostamente para um bem maior. Discordo quando alardeiam por aí que o filme seja “fascista”, já que ele não defende seus personagens e diz que aq
uilo é o certo – o que existe é a cena, e o debate é por nossa conta. Para mim, toda a vibração suscitada pelas ações do Capitão Nascimento são frutos da descrença completa da sociedade na justiça e na lei: teoricamente, se alguém comete crimes é preso e recluso da sociedade, deixando de ser uma ameaça. Com o mundo às avessas, de corrupção e ineficácia da justiça, apenas a morte é cabal e sem remédio para barrar o crime. As pessoas têm todo o direito de apoiar os métodos de Nascimento quando tomaram a falência da ordem como pressuposto: é hora então de pensarmos se tentamos consertar uma ponte ou construir outra por cima.




6 comentários:

Bárbara disse...

"Há algo de profundamente errado em uma sociedade que só aplaude sua polícia quando ela se comporta como o bandido", disse Jerônimo Teixeira, numa reportagem sobre Tropa de Elite na Veja dessa semana.

Também não acho que o filme seja fascista, e concordo com você quando diz que o debate fica por nossa conta. Na minha opinião, tá tudo errado. O correto seria não haver a necessidade de um Batalhão de Operações Especiais. Será que o povo não percebe o absurdo que é essa corrupção toda na polícia? E que a raiz de todo o mal, pra variar, tá no governo, que não investe dinheiro no que deve: educação e segurança? Enfim, tá um nó danado no Brasil e desatá-lo é bem mais complexo do que se pensa. Mas não perco as esperanças: ainda vou participar da construção dessa NOVA ponte.

Um abraço!

Arthur Malaspina disse...

O Filme é muito bom... e o retrato da sociedade é cruel, mas é cruel por ser real...

E esse novo template hein?

Claudio disse...

Bacana o seu site. Altas dicas sobre filmes... Saneamento Básico, por exemplo, eu gostaria de assistir e ainda não tive oportunidade.
Tropa de elite eu assisti (o piratão) e gostei bastante da direção, que o José Padilha já tinha sinalizado no Õnibus 174. Com cortes rápidos e sequências de tirar o folêgo. O maior mérito do filme é trazer o tema da violência (oficial ou não) para o centro das discussões. O que Cidade de Deus não conseguiu. Sucumbiu na trip do Oscar.
Abração

Thiago Augusto Corrêa disse...

Tà com medinho de ver o filme de novo, Senhor Zero Quatro?

Anônimo disse...

I found this site using [url=http://google.com]google.com[/url] And i want to thank you for your work. You have done really very good site. Great work, great site! Thank you!

Sorry for offtopic

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!